Nas margens do Rio Huangpu, em Shanghai, na China, encontra-se, ainda em construção, o “Edifício do Povo”. É assim chamado por simbolizar os princípios ancestrais do povo chinês, sob a forma do caracter chinês “ren”, que representa “povo”. O edifício surge da junção de dois edifícios numa só torre, assumindo a forma pouco vulgar que se pode vislumbrar.
Dois corpos arqueados emergem - um do solo, outro da água - em direcção ao céu, unindo-se no topo e fundindo-se num monumental edifício único de formas arrojadas, semelhante a um tubo de aço perfurado e dobrado por uma força imensa.
A forma peculiar deste edifício não é gratuita e comporta, na perspectiva da filosofia oriental, um simbolismo que vai para além da semelhança com o sinal caligráfico com o qual se identifica. Assim, o corpo que emerge da água é dedicado a actividades de cultura física, desportos, etc.; já o corpo emergente da terra tem como destino actividades de “enriquecimento espiritual” - centro de conferências e outras. No ponto de encontro, onde o edifício se torna um só, situa-se um hotel de 1000 quartos! 250 000m2 de área construída…
O Edifício do Povo é um projecto do colectivo de arquitectos e designers dinamarquês intitulado BIG (Bjarke Ingels Group).
A obra estará concluída dentro de cerca de 2 anos e fará parte na Expo 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário