domingo, 5 de julho de 2009

Porque a Torre de Pisa é inclinada?

A inclinação da Torre de Pisa deve-se à extrema instabilidade do terreno onde foi construída que começou a ceder pouco depois do início dos trabalhos de construção. Devido a isto, demorou-se 200 anos para ser acabada e o projecto original teve que ser modificado muitas vezes. Hoje em dia, uma equipa de engenheiros e arquitectos trabalha para parar as variações da pendência que se conseguiu reduzir a um milimetro por ano.

Apesar de todos os problemas e temores que provoca, é precisamente por causa da sua inclinação que fez do campanário do Duomo de Pisa, a Torre mais famosa do mundo. A Torre de Pisa começou a construir-se em 1173 sob a direcção do arquitecto Bonanno Pisano, sendo que como os primeiros três andares apresentavam uma certa inclinação, os trabalhos foram interrompidos. Noventa anos depois da morte de Bonanno Pisano, Giovanni Di Simone tentou endireitar a torre sem sucesso alterando a sua inclinação a partir do terceiro andar. No entanto, também ele não conseguiu terminar os trabalhos que prosseguiram durante mais um século. Foi o arquitecto Giovanni Pisano em 1350 que terminou a obra depois de 177 anos.

Hoje em dia a Torre pode ser visitada, sendo esse um privilégio recente, já que durante os anos noventa a mesma esteve encerrada por se recear que isso ainda aumentasse mais ainda a sua inclinação e tendo assim começado importantes obras de reforma dirigidas por arquitectos e engenheiros chegados a Pisa de todo o mundo. Se passarem por Pisa não deixem de visitar todo o conjunto da “Piazza dei Miracoli”, não obstante aconselhamos a que subam à Torre apenas se não tiverem problemas de vertigens, já que caso contrário parecer-lhes-à que alguém os empurra para o vazio. É uma sensação ligeira mas poderá incomodá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário